Boa parte dos contêineres localizados nas principais ruas de Santa Maria estavam sem grandes acúmulos de lixo no feriado desta quinta-feira. Mas, na Rua Ernesto Becker, dois equipamentos estavam imundos e apresentavam grande quantidade de detritos pelo chão.
Já na Rua dos Andradas, um contêiner estava virado na tarde de quinta-feira, tirando o espaço da calçada para os pedestres. O "Diário" percorreu, durante a tarde, alguns locais onde tradicionalmente há reclamação de lixo espalhado pelas calçadas feita por moradores.
Conforme a Revita, a coleta de lixo em Santa Maria está em dia, e funcionários trabalharam normalmente no feriado do Ano Novo. Segundo Rodrigo Barcellos, fiscal de coleta da empresa que presta o serviço para a prefeitura, a Revita enfrenta constantes problemas de vandalismo nos contêineres, como depredações, fogo e capotamento (quando o compartimento é virado).
A situação de ontem foi bem diferente da registrada no feriado de Natal, quando foram flagrados muito mais contêineres cheios. Segundo a Revita, o que aconteceu na semana passada foi uma produção maior de lixo, e não falta de coleta. A prefeitura notificou a empresa, que irá recorrer da decisão de pagamento de multa.
"